Um espaço onde a paixão pela gastronomia e pela arte é retratada de forma simples e envolvente, uma fábrica de sonhos mágicos e ilimitados. Sinta, aprecie.
terça-feira, 24 de maio de 2011
"Aviso importante"
Boa noite caros amigos e amigas,
Gostaria de informar que estou reformulando a estrutura do blog, melhorando as imagens em questão de resolução e buscando novos conhecimentos. Daqui poucos dias inauguro a nova fase da nossa cozinha.
Obrigado por todo o carinhos, pelos recados e e-mails sempre simpáticos.
Um grande abraço,
Phillipe.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
"Cupcakes"
Um cupcake é um bolo pequeno para uma pessoa, muitas vezes cozido numa forma pequena de papel, ou num copo de alumínio ou silicone.
A primeira menção a um cupcake vem de 1796, numa notação de uma receita de "um bolo para ser cozido em copos pequenos" e foi escrita em "American Cookery" por Amélia Simms. A primeira documentação do termo cupcake foi em "Seventy-five Receipts for Pastry, Cakes, and Sweetmeats" de 1828 no livro de receitas de Eliza Leslie.
No início do século 19, houve dois usos diferentes para o termo cupcake. Nos séculos anteriores, antes das formas de muffins estarem amplamente divulgadas, os bolos eram assados, muitas vezes em copos individuais de barro, ou ramequins, e portanto, o nome foi retirado dos copos em que eram cozidos. Este é o nome que tem persistido, e o nome de cupcake é agora dado a qualquer bolo pequeno, aproximadamente do tamanho de uma chávena de chá. O outro uso dado ao termo cupcake, era para definir os bolos em que os ingredientes eram contabilizados através do número de "cups" (chávenas). Só depois, é que a medida de um "cup", foi estandardizada.
Um grande abraço,
Phillipe.
"Panacota de baunilha e frutas vermelhas"
Panacota de baunilha e frutas vermelhas
Ingredientes:
- 900 ml de creme de leite;
- 150 ml de leite;
- 380 grs de açúcar tipo refinado;
- 300 grs de frutas vermelhas congeladas;
- 2 colheres (de sopa) de essência de baunilha;
- 2 folhas de gelatina incolor (ou apenas 1 diluída).
Rendimento aproximado: 8 porções.
Modo de Preparo:
Em uma panela, deixe ferver o creme de leite, o leite, 80 grs de açúcar e baunilha em fogo baixo, misturando tudo. Deixar esfriar por alguns minutos.
Hidrate as folhas de gelatina em água gelada por um minuto. Aperte bem a gelatina com as mãos para escorrer toda a água e dissolva no líquido da panela. Mexa bem.
Distribua em forminhas e deixe na geladeira por cerca de 12 horas.
Faça uma calda com o restante do açúcar e 4 colheres(de sopa) de água. Quando o açúcar estiver completamente dissolvido, acrescente as frutas vermelhas e cozinhe
até atingir a consistência de uma geléia.
Deixe esfriar e sirva sobre a Panacota e acrescente pedaços de frutas vermelhas.
Bon Appétit!
terça-feira, 10 de maio de 2011
"10 de Maio"
Cozinhar é uma das mais antigas atividades humanas, surgida por volta da sete mil anos atrás, quando o homem adquiriu meios seguros de obter e dominar o fogo.
Já o ofício de cozinheiro, não se sabe exatamente quando surgiu, mas relatos de suntuosos banquetes na corte da Mesopotâmia por volta de 3000 a.C., por exemplo, confirmam que essa é uma profissão antiqüíssima e, também, mostram que a comida sempre foi um importante elemento nas relações sociais e de poder.
Justamente por isso, os cozinheiros, que através de sua arte, contribuíam para o aumento do prestígio e do poder daqueles a quem serviam, acabavam por conquistar, eles próprios, prestígio e regalias que os distinguiam entre os seus pares.
Assim, portanto, não é de hoje que ser chef de cozinha é algo glamoroso e muito desejado. Mas, a História, e as estórias, tendem a privilegiar o lado mais reluzente das trajetórias, relegando a um segundo plano as pedras do caminho. Assim como tudo na vida, a profissão exige dedicação, amor, criatividade e talento.
Gostaria de parabenizar a todos os Chef's, cozinheiros, donas de casa e tantos outros personagens que fazem da arte de cozinhar um momento especial e significativo seja em alguma data importante ou no própio dia-a-dia. Que suas delícias tenham mais sabor, mais aroma e mais amor.
10 de MAIO é o dia do cozinheiro!!!
Um enorme PARABÉNS e um grande abraço,
Phillipe.
Assinar:
Postagens (Atom)