domingo, 27 de fevereiro de 2011

"Doce de Mamão"


Doce de Mamão

Ingredientes:
- 3 mamões havaí médios (nem verdes, nem maduros);
- 1kg de açúcar cristal;
- 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio;
- cravo da índia e canela (a gosto).

Modo de Preparo:
Primeiro, deve-se descascar os mamões, em seguida, deve-se cortar cada um ao meio e retirar as sementes. Depois, deve-se lavar em água corrente e cortá-los em cubos
médios. Coloque os mamões em uma vasilha, acrescente a água, cobrindo-os, e salpique com o bicarbonato de sódio. Deixe descansar por cerca de 10 minutos para que o
bircabonato possa se dissolver na água.
Em seguida, escorra a maior parte da água, coloque o açúcar, o cravo e a canela, e leve ao fogo médio. Mexa aos poucos, até ficar em ponto de calda. Retire do fogo e deixar esfriar.
Reserve na geladeira por alguns minutos e sirva.

Bon Appétit!

"Costelada ao alho e ervas"


Costelada ao alho e ervas

Ingredientes:
- 2kg de costelinha;
- 500grs de bacon;
- 500grs de linguiça calabresa;
- 400grs de carne seca (previamente ferventada e cozida);
- 500grs de batatas;
- 500grs de tomate (sem pele e sem semente);
- 1 pimentão amarelo e 1 pimentão vermelho (cortados em cubos);
- 8 cebolas roxas (cortadas em cubos);
- cebolinha (a gosto);
- 500grs de arroz;
- 3 colheres de sopa de óleo de soja ou azeite;
- 7 dentes de alho (picados);
- sal (a gosto);
- ervas finas (a gosto).

Modo de Preparo:
Tempere a costelinha com alho, sal e ervas finas. Deixe descansar por aproximadamente 2 horas.
Em uma panela grande, doure metade da cebola no óleo e doure também o alho. Acrescente a costelinha, o bacon e a linguiça calabresa. Junte o resto da cebola e a carne seca. Adicione os pimentões e a batata. Cozinhe um pouco e cubra com água. Quando a batata estiver quase cozida, adicione as ervas finas. Coloque o arroz e deixe cozinhar. Quando o arroz estiver pronto, finalize com o tomate e a cebolinha. Desligue o fogo, acrescente duas colheres de manteiga, misture e delicie-se.

Bon Appétit!

"Ponto de vista"


Boa noite prezados amigos e amigas que me proporcionam companhias especiais.
Hoje estou postando um pequeno comentário, uma pequena expressão de um ponto de vista sobre um assunto que venho testemunhando sempre e que me pediram para responder por mim mesmo, a famosa pergunta: "Quem é mesmo um Chef e quem não é? Você é mesmo um Chef?".
Muitos dizem que cada um é Chef de sua própria cozinha, outros que Chef's são formados pelo trabalho e não por estudo, alguns dizem que Chef é um termo qualquer que designa um cozinheiro de luxo, entre tantos outros.
No meu ponto de vista, tudo é relativo, cada um tem sua opinião de acordo com os valores que possuem e que adquiriram com a sua experiência de vida. Sobre esse ponto, considero que a palavra "Chef" é usada como um mérito pelo trabalho, dedicação, amor, carinho, estudo e criatividade, um conjunto de múltiplos fatores. Tenho em meu coração o bater de receitas cantadas, me sinto em casa em qualquer cozinha, me sinto livre pra expressar ao mundo de que sou capaz e que sinto um enorme sentimento ao demonstrar isso, tenho um mundo de coisas para aprender mas tenho um outro mundo de coisas a oferecer. Me sinto Chef, por expressão, por coração e por alma.
Gostaria de dizer que, para mim, Chef's são pessoas apaixonadas pela gastronomia, são pessoas que possuem arte nas mãos e uma ansiedade enorme para agradar o paladar de outras pessoas e proporcionar sensações surpreendentes, e que buscam se aperfeiçoar para isso, estudando, criando e se esforçando cada vez mais.
Mais uma vez, obrigado pelo carinho e pelos e-mails.
Essa é uma resposta ao e-mail do Fábio de Porto Alegre.
Um abraço e uma ótima semana para todos,
Phillipe.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

"Bacalhau da Noruega Gratinado"


Bacalhau da Noruega Gratinado

Ingredientes:
- 1 posta de Bacalhau da Noruega tipo Cod de 1/2kg aproximadamente;
- 1 pimentão vermelho sem pele;
- 100g de azeitonas pretas;
- Batatas-inglesas, cortadas em nozetes (com o lado menor do cortador);
- Farinha de rosca e manteiga (para gratinar);
- Salsa bem picadinha para salpicar sobre as batatas;
- Azeite de oliva extravirgem.

Rendimento: 2 porções

Modo de Preparo:
Deixar o Bacalhau da Noruega de molho, durante 24 horas em água fria, trocando-a de tempo em tempo. Escorrer. Aferventar o tempo suficiente para que o Bacalhau da Noruega fique macio, sem desmanchar. escorrê-lo. Acertar a posta que vai ser utilizada, eliminando as eventuais espinhas e peles. Abrir as fibras da carne, na superfície, acompanhado o desenho natural delas, levantando-as ligeiramente nas bordas. Untá-las com pincel, passando mel ou claras, só para dar aderência à farinha de rosca que será salpicada nas bordas e nas laterais. Espalhar pequenos pedaços de manteiga em toda a superfície ( com pincel ou em pedacinhos ). Levar ao forno para dourar. Para servir, montar sobre rodelas de pimentão. Dourar as batatas na manteiga, rapidamente. Espalhá-las em torno do Bacalhau, enfeitando com azeitonas a gosto. Salpicar com a salsa picadinha e servir. Acompanha vinho tinto.

Bon Appétit!