sexta-feira, 29 de abril de 2011

"Ratatouille"


O nome do filme (citado abaixo) não poderia ser mais feliz, pois remete à um dos pratos mais representativos da saudável e aromática cozinha do Mediterrâneo. Um refogado com muitos dos ingredientes típicos dessa cozinha, como o azeite de oliva, berinjela, pimentão, abobrinha, cebola e alho.
A ratatouille é uma receita típica da Provence e extremamente popular em toda França, onde é servida como entrada ou acompanhando outros pratos, como vários assados. Também fica ótima fria.

Ingredientes:
- 4 berinjelas médias;
- sal grosso;
- 2 pimentões vermelhos;
- 2 pimentões amarelos;
- 4 abobrinhas mais ou menos do mesmo tamanho;
- 2 cebolas;
- 3 dentes de alho;
- 6 colheres de sopa de azeite de oliva;
- 2 ou 3 ramos de manjericão;
- sal e pimenta-do-reino.

Modo de fazer:
Corte as berinjelas em fatias finas. Disponha numa assadeira e espalhe bastante sal grosso por cima. Deixe descansar durante uma hora. As berinjelas vão soltar bastante água e devem perder um pouco do amargor.
Descasque os pimentões, sem as cascas, eles ficam mais fáceis de digerir. Para isso, espete num garfo de cozinha e leve diretamente à chama do gás. Vá virando até queimar, até deixar preta, toda a superfície. Retire a pele sob água corrente, esfregando com as mãos. Retire os talos, as sementes e corte em quadrados pequenos.
Corte a abobrinha em fatias e depois em cubos médios.
Pique as cebolas, os dentes de alho. Corte com as mãos as folhas de manjericão.
Passado o tempo de descanso no sal (uma hora), prepare a berinjela. Retire as fatias do sal e lave muito bem. É bom lavar umas duas vezes para retirar o sal. Seque com cuidado e corte em quadrados médios.
Com todos os ingredientes preparados, esquente o azeite numa frigideira grande e pesada. Fogo baixo. Refogue rapidamente a cebola e o alho. A cebola deve apenas murchar, sem mudar de cor. Acrescente os demais ingredientes (berinjelas, abobrinhas e pimentões).
Vá refogando no fogo bem baixo, mexendo de tempo em tempo com a colher de pau, até cozinhar os vegetais. Deve secar o líquido que eles naturalmente soltam, o que leva de 20 a 30 minutos.
Salgue, apimente e retire do fogo. Espalhe por cima o manjericão e sirva.

Bon Appétit!

"Pitada de Sétima Arte"


O termo sétima arte para designar o cinema foi dado por Sr. Ricciotto Canudo no Manifesto das Sete Artes, em 1911 (publicado apenas em 1923). Essa referência é apenas indicativa, cada uma das artes é caracterizada pelos elementos básicos que formatam sua linguagem e classificadas da seguinte forma:
1ª Arte - Música (som);
2ª Arte - Dança/Coreografia (movimento);
3ª Arte - Pintura (cor);
4ª Arte - Escultura (volume);
5ª Arte - Teatro (representação);
6ª Arte - Literatura (palavra);
7ª Arte - Cinema (integra os elementos das artes anteriores mais a 8ª e no cinema de animação a 9ª).

Gastronomia e cinema andam juntos há muito tempo, milhares de cenas foram protagonizadas em uma cozinha, muitas foram famosas por ter atores renomados em papéis de Chef's e outras apenas pelo encanto mágico do ambiente, além de centenas de "guerras de comida" inesquecíveis. Eu, como apaixonado e fiel personagem de idas e vindas ao cinema, gostaria de indicar dois filmes que se passam nesse cenário e que agradaram um grande público. O primeiro é o filme "Sem Reservas ou No Reservations" com Catherine Zeta-Jones e Aaron Eckhart, uma deliciosa comédia romântica, vale a pena conferir. O segundo filme é a animação "Ratatouille" ,uma dose de criatividade e encanto dirigida por Brad Bird.

Um grande abraço,
Phillipe.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

"Pitada de inovação"


Uma doce noite para todos os que frequentam este espaço tão especial para mim e que fazem dos meus dias e minhas receitas mais felizes e importantes.
Gostaria de informar, com um sorriso estampado no rosto, que os espaços para comentários foram reformulados e estão ativos novamente, como também o maior espaço no e-mail.
Gostaria também de agradecer pelos novos acessos, sejam muito bem vindos e sintam-se em sua cozinha para desfrutar de um ambiente elaborado com muito carinho, sonhos, paixão e uma pequena dose de criatividade.

Um grande abraço,
Phillipe.

terça-feira, 26 de abril de 2011

"Trufas caseiras de avelãs"


Trufas caseiras de avelãs

Ingredientes:
- 50grs de avelã sem casca;
- 25grs de farelo de bolo;
- 3 colheres (de sopa) de açúcar de confeiteiro;
- 2 colheres (de sopa) de cacau em pó;
- 2 colheres (de sopa) de creme de leite;
- 2 colheres (de sopa) de manteiga derretida;
- 2 colheres (de sopa) de rum ou conhaque ou brandi;
- 50grs de chocolate amargo;
- 10grs de pó de cacau ou raspas de avelã (para polvilhar).

Modo de Preparo:
Rale as avelãs ou triture-as no liqüidificador ou mixer, depois misture com farelo de bolo, açúcar de confeiteiro e cacau em pó. Acrescente o creme de leite, a manteiga e o rum e misture até formar uma pasta homogênea.
Molde a massa em forma de pequenas bolas e leve na geladeira por cerca de 30 minutos, até firmarem e adquirirem devida consistência.
Derreta o chocolate em banho-maria e despeje um pouco sobre cada trufa.
Deixe na geledeira por aproximadamente 15 minutos. Ao retirar da geladeira, polvilhe cacau em pó ou as raspas de avelã sobre a trufa e sirva.

Bon Appétit!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

"Movimento Slow Food Brasil"


O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada como resposta aos efeitos padronizantes do fast food, ao ritmo frenético da vida atual, ao desaparecimento das tradições culinárias regionais, ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo.
O Slow Food segue o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta. Hoje conta com mais de 100.000 associados que formam e mantêm nosso movimento.

"Acreditamos que todos têm o direito fundamental ao prazer de comer bem e consequentemente têm a responsabilidade de defender a herança culinária, as tradições e culturas que tornam possível esse prazer."

Descubra mais no site www.slowfoodbrasil.com.br e conheça novos conceitos.

Um abraço,
Phillipe.

"Maravilha de Morango"


Uma combinação mágica entre a baunilha, chocolates brancos e cookies, chantilly com um licor especial, pastas, amêndoas e morangos. Bolo mágico feito dia 17/04 e único em boas e gostosas lembranças.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

"Curiosidade: Cardápio"


Num restaurante, o cardápio, ementa ou menu é a lista onde constam as opções (pratos, bebidas e vinhos) disponíveis para o cliente. Um menu pode ser a la carte ou table d'hôte. Os itens disponíveis para o consumidor escolher podem estar agrupados em várias categorias, dependendo da hora do dia ou do evento. Um cardápio de café da manhã no mundo ocidental usualmente inclui ovos, torradas e/ou frutas. Cardápios de almoço e jantar, em contrapartida, incluem itens de porções de comida.

Origens

Há pelo menos duas versões acerca da origem do cardápio, menu, carta, ementa, e de quando essa lista começou a ser utilizada:

O primeiro documentado está no acervo do Museu do Palácio de Versalhes, e data de 21 de junho de 1751. Foi o menu de um Banquete oferecido pelo rei Luís XV da França à comunidade financeira. Listava 48 pratos, sopas, carnes, sobremesas. Foi desenhado pelo artista e calígrafo Brain de Sainte-Marie.
Embora não documentado, teria havido um cardápio mais antigo, conforme os alemães, que se dizem seus inventores. Em Abril de 1521, o duque Heinrich Brunswick-Wolfenbüttel fez com seus cozinheiros escrevessem num pergaminho a lista dos pratos servidos no banquete de abertura da Dieta de Worms, a qual considerou Martinho Lutero como fora da lei.

Origem: Wikipédia.

terça-feira, 19 de abril de 2011

"Molho Pomodoro"


Molho Pomodoro

Ingredientes:
- 1 lata de pomodori pelati (tomates sem pele em conserva);
- 20 folhas de manjericão fresco;
- 4 dentes de alho picados grosseiramente;
- um pouco de azeite extra virgem (duas colheres de sopa);
- pimenta-do-reino moída e sal (a gosto).

Modo de Preparo:
Em uma panela, despeje o azeite e o alho e deixe dourar levemente em fogo baixo. Depois, adicione os tomates com todo o suco da lata e aumente o fogo. Deixe cozinhar um pouco até os tomates se incorporarem ao caldo (cerca de 10 a 15 minutos). Acrescente o sal, a pimenta e as folhas de manjericão, mexendo mais um pouco, e desligue o fogo.

Bon Appétit!

"Molho bolonhesa"


Molho bolonhesa

Ingredientes:
- 500grs de carne moída;
- 100grs de presunto cortado em cubos finos e pequenos;
- 50grs de bacon cortado em cubos;
- 10 tomates sem pele e sem semente picados;
- 1/2 xícara (de chá) de vinho branco seco;
- 2 colheres (de sopa) de azeite de oliva;
- 1 cenoura média ralada;
- 1 cebola grande picada em cubos pequenos;
- parte branca de um galho de aipo picado em cubos pequenos;
- 1/2 maço de cheiro-verde amarrado;
- orégano fresco;
- sal e pimenta-do-reino moída (a gosto).

Modo de Preparo:
Aqueça o azeite numa caçarola de fundo largo e refogue o bacon e o presunto.
Acrescente a carne moída e frite em fogo alto, mexendo para não juntar água.
Coloque a cenoura e a cebola e refogue por poucos minutos.
Adicione o aipo e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre.
Despeje o vinho, diminua a chama e cozinhe por mais 5 minutos.
Acrescente os tomates e tempere com o sal, a pimenta-do-reino, o orégano e o cheiro-verde.
Cozinhe, em fogo baixo, por 20 a 25 minutos, ou até que os tomates tenham se desmanchado completamente;
Retire o cheiro-verde, corrija o sal se necessário, e sirva sobre a massa cozida "al dente".

Bon Appétit!

"Molho à bolonhesa"


Molho à bolonhesa (ragù alla bolognese em italiano, também conhecido pelo termo sauce bolognaise em francês) é um molho para macarrão feito com carne e molho de tomate que origina na Bolonha, Itália. Geralmente é confundido o molho bolonhês com molho de tomate, mas receitas autênticas têm só uma quantia pequena de tomate.

As pessoas de Bolonha servem o famoso ragù tradicionalmente com tagliatelle fresco (bolognese de alla de tagliatelle). Menos tradicionalmente, o molho é servido com rigatoni ou usado como o recheio para lasanha ou cannelloni.

A receita, emitida em 1982 pela delegação bolonhesa da Academia da cozinha Italiana, contém carne de boi, pancetta, cebola, cenouras, aipo, pasta de tomate, caldo de carne, vinho branco, e (opcionalmente) leite ou nata. Porém, receitas diferentes, longe da tradição bolonhesa, fazem uso de carne de porco cortada, galinha ou fígado de ganso junto com a carne de boi ou carne de vitela para variedade, ou usa manteiga com óleo de azeitona.

Um abraço,
Phillipe.

"Molho Alfredo"


Molho Alfredo

Ingredientes:
- 200grs de creme de Leite fresco;
- 1/2 xícara (de chá) de queijo Parmegianno ralado;
- 4 colheres (de sopa) de manteiga picada;
- sal e grãos de pimenta do reino amassados (a gosto).

Modo de Preparo:
Despeje o creme de leite em uma tigela refratária ou de inox.
Leve ao fogo, em banho-maria (em uma panela com 1 litro de água)
Deixe por 3 minutos, mexendo de vez em quando, ou até amornar.
Abaixe o fogo e acrescente, aos poucos, e sem parar de bater com um batedor manual, o queijo. Coloque a manteiga (pouco a pouco), batendo, sem parar.
Coloque o sal a gosto e adicione a pimenta-do-reino e retire do fogo.

Bon Appétit!

"Molho Alfredo di Roma "


Em 1910, Alfredo di Lelio inaugurou um pequeno Bistrô em Roma: O “L’Originale Alfredo di Roma Ristorante“. A pequena casa logo agradou os fregueses habituais, pela qualidade de sua comida. Porém, um fato iria marcar para sempre a história do pequeno restaurante e colocá-lo dentro da história da Gastronomia mundial. Quando Inês, esposa de Di Lelio, deu a luz ao seu primogênito, este preocupado com a falta de apetite da esposa, cozinhou Fettuccine e serviu apenas com Manteiga e Parmeggianno ralado. Pronto, estava criado um dos molhos mais famosos para macarrão de todos os tempos. Logo incorporado ao cardápio do Bistrô, o prato começou a ganhar fama. O auge ocorreu quando Mary Pickford e Douglas Fairbanks, estrelas do Cinema mudo, em Lua de Mel em Roma, encantados com o prato, presentearam a casa com um garfo e uma colher de ouro. Até hoje é privilégio de quem janta no Alfredo, em Roma, o mais idoso na mesa utilizar os talheres em ouro.

Um abraço,
Phillipe.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

"Alimentação saudável"


A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.

Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. Por exemplo, dietas restritivas, como a dieta do dr. Atkins, não preenche os critérios de alimentação saudável, visto que em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, podem ajudar em alcançar uma alimentação saudável e evitar disfunções alimentares. Complementação ou implementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável, segundo estudos e consensos de especialistas.

A roda dos Alimentos tem 7 grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentação diária.

Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.

Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras,
fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"Torta de Chocolate com pimenta e morangos ou Torta de Pêssego e licor de amarula?"

Duas receitas muito especiais pra mim, principalmente ao criar o recheio do creme de pêssego, licor, raspas de limão, creme de chantilly e açúcar.


terça-feira, 12 de abril de 2011

"Profiteroles"


Profiteroles (Carolinas recheadas com Sorvete de Flocos e calda de Chocolate)

Ingredientes:
Calda:
- 1 xícara (de chá) de açúcar;
- 1 xícara (de chá) de Chocolate em Pó;
- meia xícara (de chá) de leite;
- 1 colher (de chá) de manteiga.

Massa das carolinas:
- 3 colheres (de sopa) de manteiga;
- 1 pitada de sal;
- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada;
- 2 ovos (ou 3);
- manteiga (para untar);
- farinha de trigo(para polvilhar);

Recheio:
- meio litro de sorvete de flocos.

Modo de Preparo:
Calda: Em uma panela média, coloque o açúcar, o chocolate em pó,o leite e a manteiga.
Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 15 minutos, até engrossar.

Massa das carolinas: Em uma panela, leve ao fogo a manteiga, o sal e meia xícara (de chá) de água. Quando levantar fervura, retire do fogo, junte toda a farinha de trigo mexendo rapidamente com uma colher de pau. Volte ao fogo baixo, mexendo sempre, até soltar da panela e formar uma bola. Retire do fogo e despeje em uma tigela. Junte os ovos, um a um, mexendo bem após cada adição. Estará no ponto quando formar longas pontas ao cair da colher. Com o auxílio de um saco de confeitar (bico pitanga grande), faça as carolinas sobre uma assadeira untada e enfarinhada. Asse em forno médio alto (200°C), previamente aquecido, por cerca de 20 minutos.

Montagem: Com o auxílio de uma faca, corte as carolinas no sentido horizontal. Recheie com o Sorvete de Flocos e vá colocando em um prato grande, em camadas, formando uma pirâmide. A seguir, regue-as com a calda de Chocolate. Sirva logo após o preparo.


Congelamento: Congele as carolinas e a calda separadamente e deixe para rechear e montar ao descongelar. Coloque as carolinas em um recipiente plástico adequado, retire o ar, etiquete e congele. A calda, acondicione em um recipiente plástico adequado, resfrie, retire o ar, etiquete e congele. Para descongelar, retire as carolinas do freezer e deixe em temperatura ambiente por cerca de 2 horas. Retire a calda do freezer, coloque-a em uma panela e leve ao fogo baixo, até levantar fervura. A seguir, recheie as carolinas com o Sorvete e cubra com a calda de chocolate.

Bon Appétit!